Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Depois da dança e do teatro, é a vez do cinema

Joinville respirou no final de julho os ares da dança; em meados de agosto, se embeveceu com o teatro e, agora, vai apreciar as produções em película e vídeo digital da Mostra Cinevídeo Joinville – 2010. O evento que vai de 27 a 29 de agosto acontecerá no Teatro Juarez Machado, e os convites podem ser retirados na Choperia Biergarten, na Studio Escola de Atores ou na Fundação Cultural de Joinville.
Este ano, foram 32 inscritos de várias cidades do estado, com predominância para as produções feitas em Joinville. Desses, nove foram selecionados para a Mostra Competitiva que acontece no sábado, 28, a partir das 20h. “O grande barato dessa Mostra é que o público vota nos que achou melhor e os vídeos com maiores votações fazem parte do DVD”, diz Jura Arruda, proponente da edição deste ano.
A Mostra desse ano conta com convidados nacionais e estaduais, como aconteceu na primeira edição. O documentário “Herbert de Perto”, que narra a trajetória do vocalista da banda Paralamas do Sucesso é o representante nacional, e um dos diretores, Pedro Bronz, estará presente no Juarez Machado para conversar com o público na sexta-feira, 27.
O segundo dia da mostra, 28 de agosto, começará às 20 horas com a exibição das produções selecionadas por uma comissão independente da mostra e também de curtas convidados para uma mostra paralela que inicia a partir das 22h. Entre os convidados está o curta “Cinemaiêutica”, produção joinvilense de Rodrigo Falk Brum entre outros curtas catarinenses. Ainda nessa noite teremos quatro vídeoarte projetadas ao lado de fora do Juarez Machado, vindos diretamente do Canadá para a “Mostra Cinevídeo Joinville 2”.
No domingo, 29 de agosto, a mostra continua a partir das 19 horas com a exibição do documentário “Do cais ao mercado” do diretor joinvilense Henrique Tobal e “Histórias da cerveja em Santa Catarina” de Guto Lima. Em seguida, é a vez dos diretores catarinenses Chico Faganello e Dauro Veras exibirem o documentário “Espírito de porco”. O documentário foi escolhido como o melhor Filme da 1ª Mostra Internacional de Cinema pelos Direitos dos Animais, em Curitiba, e já foi exibido em festivais de Cuba e premiado em Portugal ganhando um prêmio especial do Júri Internacional na 15ª. edição do Cine'Eco - Festival Internacional de Cinema Ambiental de Seia, Portugal. O filme sobre os impactos da suinocultura industrial havia sido um dos 50 selecionados para exibição entre os mais de 300 enviados de 30 países para a mostra competitiva
“Espírito de Porco” aborda o tratamento aos porcos na suinocultura industrial e a degradação ambiental que a atividade provoca. O projeto, que foi realizado com R$ 60 mil do edital Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura, e todo conduzido pela narração de um porco. Grande parte das cenas foram realizadas em Seara, município do Oeste de Santa Catarina, onde está uma das maiores concentrações de suínos do planeta.
A “Mostra Cine Vídeo Joinville 2” foi um projeto aprovado no Mecenato Municipal de Cultura de 2009 e conta com o apoio da Fundação Cultural de Joinville e do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

O quê: Mostra Cine Vídeo Joinville 2
Onde: Teatro Juarez Machado.
Quando: dias 27, 28 e 29 de agosto

Dia 27 de agosto de 2010 – 20h

CONVIDADO NACIONAL


“Herbert de Perto” - Documentário
Direção: Roberto Berliner e Pedro Bronz
Site: http://herbertdeperto.com.br
Obs.: Bate papo com o diretor Pedro Bronz

Dia 28 de agosto de 2010 – 20h

MOSTRA COMPETITIVA

- INTERAÇÃO MACABRA (Thiago Zschornack)
- INTERMITENTE (Fabrício Porto)
- CORTE SÚBITO (Cristiano Cardoso)
- SEMIVIDA (Diego Lara)
- QUANDO A CABEÇA NÃO AJUDA (Thiago Zschornack)
- O SONHO DE RHONABRY (Cristiano Cardoso)
- EU AINDA VIVO (Thiago Zschornack)
- VISÕES (Cristiano Cardoso)
- MAKING OF (Fabrício Porto) - Estréia do curta -

Dia 28 de agosto de 2010 – 22h

CONVIDADOS


- CINEMAIÊUTICA (Rodrigo Brum)
- SEREIA (Rodrigo Amboni)
- O SR. E A SRA. MARTINS (Laine Milan)
- UM VENTO NOSTÁLGICO (Leandro Andrade Silva)
- ÂNGELO, O COVEIRO (Renato Turnes)

Dia 29 de agosto de 2010 – 19h

DOCUMENTÁRIOS


“Do cais ao mercado”
Direção: Henrique Tobal Neto

Informação:

Através de pesquisas da Mestre em História Profª Eneida Raquel de S. Thiago, o vídeo resgata filmes antigos, fotos e depoimentos para mostrar o cotidiano no espaço entre o Cais do Porto, à beira do rio Cachoeira, e o Mercado Municipal, um importante entreposto comercial responsável pela distribuição das mercadorias transportadas pelas embarcações.

19h30min

“Histórias da Cerveja em Santa Catarina”
Direção: Guto Lima

20h

“Espírito de Porco” – Documentário
Direção: Chico Faganello
Site: http://espiritodeporco2009.blogspot.com

Obs.: Bate papo com o diretor Chico Faganello e Dauro Veras

Nenhum comentário: