Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Fase final do curta...


Definitivamente em fase final. O curta “Making of” premiado pela Fundação Catarinense de Cultura de 2008 e pela Cinemateca Catarinense, finalmente está sendo finalizado. O projeto teve início em agosto do ano passado e passou por inúmeros entraves durante as gravações.
A quantidade de atores envolvidos, somada ao número de locações foi determinante para o processo lento das gravações. A composição da trilha sonora original também tomou bastante tempo no processo de edição e montagem. Afinal, deveríamos casar a música com as imagens editadas.
Durante algumas conversas nos intervalos de gravação, costumava dizer que este curta foi uma verdadeira escola pra mim. Nunca tive que trabalhar com tantos atores, tantas locações e tantos detalhes de produção. Todos os cortes e seqüencias do curta estavam no roteiro, no entanto, no momento de gravar surgiam outras ideias e planos diferenciados. Essa foi a minha primeira direção em que os atores tinham diálogos ligeiramente longos e movimentações num espaço amplo.
O processo de edição também foi diferente dos outros curtas que dirigi. Por se tratar de um roteiro que trabalha com metalinguagem, pude trabalhar de maneira mais livre durante a edição. Tive que tomar atitudes quase ditatoriais de cortar cenas que em sua individualidade estavam boas, mas que somadas ao contexto, não encaixavam. Junto com Fábio Porto enxuguei-o máximo que pude. Mesmo assim acabou ficando com 18 minutos.
O curta deve estrear oficialmente nos próximos meses, mas ainda sem local definido.

Um comentário:

Wesley disse...

Olá!
Parabéns pelo trabalho!

Mas esse post é para falar sobre outra coisa. Sei que vocês têm contato com muitos atores aí de Joinville, peço que transmitam essa notícia a eles:

http://www.conspira.com.br/imprensa/?p=366

Valeu!