Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a 9ª Mostra de Cinema Infantil deFlorianópolis, que ocorre de 19 de junho a 4 de julho na capitalcatarinense, com exibição de filmes nacionais e estrangeiros. Podem seinscrever para participar da mostra competitiva curtas-metragens nacionaisde todos os gêneros e formatos, mas com foco no universo infantil, einéditos em Santa Catarina.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril. O regulamentoe a ficha de inscrição podem ser acessados emhttp://www.mostradecinemainfantil.com.br/. A escolha do vencedor é realizada por umjúri formado por crianças previamente selecionadas pela organização dofestival. Elas vão eleger o melhor curta infantil brasileiro. Além dotroféu, o primeiro colocado recebe um prêmio de R$ 1.000,00.
Evento de especial interesse para o público, educadores eprodutores que pensam o cinema como diversão e cultura, a mostra deFlorianópolis é um dos mais importantes festivais do segmento no Brasil.Além de exibir filmes atuais e antigos, propõe um debate sobre a produçãocinematográfica voltada para o público jovem.
Nesta edição, ocorre o 6º Encontro Nacional do Cinema Infantil,que vai discutir a importância do cinema na educação, e também a produçãocinematográfica para crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Oobjetivo principal é tornar o mercado do cinema infantil forte eestratégico.
A exibição dos filmes durante a mostra é realizada também comouma ação voltada à inclusão social e construção da cidadania através docinema. Alunos das escolas da rede pública ganham transporte para assistiraos filmes, exibidos gratuitamente durante a semana, e a preços popularesnos fins de semana. Paralelamente, ocorrem oficinas para estudantes e paraprofessores, debates com especialistas em educação e cinema, produtores erealizadores.
Pelo terceiro ano consecutivo será realizada uma parceria com aProgramadora Brasil, do Ministério da Cultura. Os filmes encaminhados para oevento serão sugeridos para inclusão no catálogo de títulos infantis. Cabe àProgramadora a seleção final. Esta parceria permite a crianças de todo opaís o acesso a atual produção brasileira de cinema infantil. A mostra érealizada pela Lume Produções Culturais com o apoio de patrocinadores.
A cada ano os números de filmes e de público são ampliados. Na primeira edição, em 2002, atingiu 2,5 mil pessoas, e em 2009, 26 mil. Paraeste ano está previsto um público ainda maior.
Na edição de 2008, foi realizado o primeiro Pitching, com aparticipação de realizadores de todo o Brasil. O projeto escolhido foi *Eu eMeu Guarda-Chuva,* longa-metragem em desenvolvimento pelo diretor ToniVanzolini, e pelo produtor Luiz Noronha, da Conspiração Filmes (RJ). Osprodutores participaram em 2009 do Fórum de Financiamento do Festival deMalmo, na Suécia. O vencedor do 2º Pitching foi o longa-metragem *Tainá 3*,que também estará presente no Festival de Malmo em março deste ano.

Nenhum comentário: