Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Outros olhares sobre vídeo experimental


Fabrício Porto

Depois de um longo tempo em busca de respostas sobre a sua existência, um homem não consegue distinguir o que é real e o que criado por sua mente. Um jogo de buscas de personalidades traduzem um pouco a linguagem do vídeo “Estrabismo”, de Fábio Porto.
A busca pelos personagens, luzes e sons começaram desde o primeiro dia de ensaio. Diversas interpretações pairavam pelo ar. Ações atormentadas e falas por vezes contidas, por vezes calorosas faziam parte de cada ação no set de gravação. A mão que segurava a câmera procurava o melhor ângulo. O olhar atento do diretor ajudava a detalhar alguns gestos, expressões, grunhidos e as falas dos dois atores.
O processo de confecção desse vídeo teve como base partir de discussões e opiniões de toda a equipe. Nilton Tirotti, videasta desde os anos 80 comanda a direção do curta acompanhado por Fabrício Porto, responsável pela direção de arte e fotografia. Fábio Porto escreveu o roteiro e o personagem que irá protagonizar no vídeo. O personagem principal da trama busca justificativas para a sua existência em meio a perguntas sobre o que é real e irreal. Com pontas de lucidez, o ator Robson Luis faz o papel de um “louco” na história. A trilha sonora original fica por conta do compositor Albanir Germano, que é parceiro do grupo há três anos.
O projeto “Estrabismo” estava na gaveta desde o ano passado e só no começo desse ano conquistou o Prêmio Municipal de Incentivo a Cultura de Joinville na categoria vídeo. Mesmo com o patrocínio da Fundação Cultural de Joinville e da Prefeitura Municipal, a equipe sofreu para finalizar o trabalho. O tempo chuvoso, que se estendeu de agosto até novembro não deu trégua para as gravações das cenas externas. Por se tratar de uma equipe pequena, a produção e principalmente a mão de obra de assistentes fizeram falta. Atores e o próprio diretor, em alguns momentos desempenharam funções de câmera-man, rebatedores de luz e controladores de som direto. No entanto, após a finalização do projeto o resultado agradou.

Nenhum comentário: