Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Inscrições para o 13° CATAVÍDEO abertas até dia 09 de setembro

Mostra de Vídeos Catarinenses chega a sua décima terceira edição com novidades para realizadores que inscreverem suas produções


O 13° CATAVÍDEO - Mostra de Vídeos Catarinenses está recebendo inscrições de produções audiovisuais realizadas em Santa Catarina e/ou com participação de catarinenses para a edição de 2011 do evento. As inscrições ficarão abertas até o dia 09 de setembro de 2011.


A Mostra de Vídeos Catarinenses, que desde de o ano passado passou a ocorrer na Fundação Cultural Badesc, acontecerá este ano entre os dias 04 e 13 de novembro. O evento, que já é a principal janela de exibição do audiovisual produzido no Estado, prevê em seu regulamento que todos os tipos de produção audiovisual possam se inscrever e também os produzidos em qualquer ano, desde que nunca tenha sido exibidos na Mostra. O objetivo é resgatar também produções que foram parar nas prateleiras dos realizadores, além de estar sempre mantendo atualizado um levantamento da produção audiovisual catarinense recente.


Ao longo de 12 anos, o festival formou um acervo de aproximadamente 1.000 vídeos, com um panorama significativo da produção da década e a intenção é ampliar o número de títulos para preservar a memória e a exibição. Nas últimas três edições, a média anual de inscrições foi de mais de 100 filmes por ano.


Além da mostra, o CATAVÍDEO promove oficinas, que serão realizadas em parceria com o SESC. A organização pretende oferecer oficinas de Cineclubismo, Cultura Digital, Divulgação de Audiovisuais, Classificação Indicativa e Animação. Há também novidades para essa edição, como o sorteio de prêmios para as produções inscritas e a realização de pelo menos duas sessões em cada dia do evento.


Os interessados em participar da mostra devem acessar o sitewww.catavideo.orge após conferir o regulamento, fazer sua inscrição online. Depois, os realizadores devem entregar uma cópia da ficha de inscrição assinada, juntamente com a cópia de seu vídeo e material de divulgação no Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, o FUNCINE, que funciona anexo à Fundação Franklin Cascaes, no Forte Santa Bárbara, Centro, de segunda a sexta, das 13 às 18h, fone (48) 3224-6591 e 9989-4215. O material pode ser entregue pessoalmente ou via correios. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mailcatavideo@alquimidia.org.


A cada ano, a organização traz um debatedor convidado para abrir o festival. Nas edições anteriores vieram os diretores Eduardo Valente, Gustavo Spolidoro, Carlos Nader Emerson Schmidlin, Kiko Goifmann e Rodrigo Grota. O CATAVÍDEO é realizado pela Associação Cultural Alquimídia e Funcine, em parceria com a Fundação Cultural Badesc, Sesc e Cinemateca Catarinense, com o apoio do Museu da Imagem e do Som e produção da Exato Segundo Produções Artísticas.


Nenhum comentário: