Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Catavídeo vai itinerar pelo Estado


Mostra com nove curtas dos 106 títulos exibidos durante o 12 º Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses vai itinerar pelo Estado a partir da próxima semana com sessões nos 100 Pontos de Cultura, Cine Mais Cultura e cineclubes.
Segundo Guto Lima, coordenador do Catavídeo, a escolha dos filmes foi feita pela curadora Patrícia Monegatto e representa a diversidade da produção realizada em Santa Catarina nos últimos cinco anos, com ficções, documentários e animações.
No encerramento, na noite de domingo foram divulgados os vídeos mais votados pelo público a cada sessão diária. Os títulos escolhidos pelos espectadores representam boa parte das regiões do Estado e serão exibidos numa sessão especial no dia 1 de dezembro, uma quarta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.
Durante a sessão de encerramento também foram exibidos os curtas produzidos nas oficinas e foi divulgada a melhor vinheta, de autoria de Daniel Signorelli que receberá o prêmio de R$ 500. Todas as cinco vinhetas inscritas foram exibidas ao longo da Mostra.
Guto avalia que na edição deste ano houve uma evolução do Catavídeo sob um aspecto fundamental que foi a presença, em quase todas as sessões, dos realizadores dos curtas, com ampliação dos debates sobre estética e produção, e com aumento do público nas Sessões Malditas, realizadas na quarta (3) e quinta-feira (4) no Instituto Arco-Íris.
A filosofia do Catavídeo é exibir todos os vídeos inscritos, funcionando como a principal janela de veiculação da produção catarinense. A realização é da Alquimídia e do Fundo Municipal de Cinema, em parceria com a Cinemateca Catarinense, Fundação Cultural Badesc e Sesc de Santa Catarina com produção da Exato Segundo Produções Artísticas.


MAIS VOTADOS

31 de outubro
Fogo.Doc (Leandro Andrade)
Fpolis5’Doc.2005

1 de novembro
Seca na Mesopotâmia (Coletiva – LAPIS)
Fpolis9’Animação2009

2 de novembro
DEGELO SECO (Alceu Kunz)
Sombrio/Rio de Janeiro15’Ficção2008

3 de novembro
A incrível história da vovozinha e o lobo mau (Kurt Shaw e Rita de Cácia Oenning da Silva)
Fpolis/Rio de Janeiro3’Animação2010

4 de novembro
Braziland (Giuseppe Consentini)
Laguna5’Ficção2010

5 de novembro
D'Exibicionismo (Jone Schuster)
Maravilha3’Ficção2010

6 de novembro
Making of (Fabrício Porto)
Joinville e São Francisco do Sul17’Ficção2010

7 de novembro
a 7ª margem (Renato Grillo)
Fpolis25’Ficção2010

Nenhum comentário: