Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

1ª Mostra Cine Vídeo será realizada em agosto

Paulo Pons dirige a atriz Barbara Borges no filme "Vingança" Nos dias 14, 15, e 16 de agosto o Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen, será o espaço para exibição e debate de curtas, médias e longas metragens na 1ª Mostra Cine Vídeo Joinville. As inscrições para o evento que terá na sua programação as exibições do longa metragem Vingança, do gaúcho Paulo Pons, e do documentário Audácia, do catarinense Chico Pereira, seguem até a próxima terça-feira (30) e são abertas para produções realizadas em Santa Catarina ou por produtores catarinenses.
A 1ª Mostra Cine Vídeo Joinville começa no dia 14 de agosto, às 20 horas, com a exibição de Vingança, de Paulo Pons, diretor convidado pela organização para compartilhar com os videomakers e espectadores do Estado a experiência de produzir um filme que custou apenas R$ 80 mil. O orçamento enxuto e o tempo curto para a produção – o longa foi rodado em apenas um mês – não foram empecilhos para viabilizar o trabalho. E, em fevereiro desse ano, Pons viu Vingança ser exibido no Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlin, e foi convidado para trabalhar no exterior.
Chico Pereira entrevista perseguido político no documentário "Audácia"
O segundo dia da mostra, 15 de agosto, começará às 19 horas com a exibição das produções que estão sendo selecionadas por uma comissão independente na sede da Associação de Cinema de Joinville e Região (ACINEJ). A partir da meia noite curtas não selecionados serão exibidos na Sessão Maldita. No domingo, 16 de agosto, a mostra de curtas selecionados continua a partir das 19 horas. Na mesma noite, o documentário Audácia, encerra a programação. O diretor do documentário catarinense, Chico Pereira, também estará em Joinville para debater sobre a sua produção audiovisual.
O documentário estreou no dia quatro de junho no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e apresenta relatos de ex-presos, parentes, amigos, carceireiros e policiais da Operação Barriga Verde, realizada em 1975 em Santa Catarina.
Ao fim da mostra, serão produzidas 1.000 cópias de DVDs com os quatro curtas mais votados pelo júri popular. A 1ª Mostra Cine Vídeo Joinville foi um projeto aprovado no Mecenato Municipal de Cultura de 2008 e conta com o apoio da Fundação Cultural de Joinville e do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).


O quê: 1ª Mostra Cine Vídeo Joinville
Onde: Teatro Juarez Machado
Quando: dias 14, 15 e 16 de agosto
Contato: 9984-2026, com Fabrício Porto
Confira a programação:

Sexta, 14 de agosto
20 horas – Exibição do longa-metragem Vingança, do diretor Paulo Pons, de 102 minutos

Sábado, 15 de agosto
19 horas – Exibição das produções inscritas e selecionadas
Meia noite – Mostra maldita

Domingo, 16 de agosto
19 horas – Exibição das produções inscritas e selecionadas
20h30 – Exibição de Audácia, documentário do diretor Chico Pereira, de 52 minutos

Nenhum comentário: