Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

1ª Mostra Cine Vídeo Joinville - por Fabrício Porto

Após prolongadas conversas com produtores locais, diretores e cinéfilos da região sobre como divulgar os vídeos produzidos em Joinville chegamos à algumas idéias, no entanto, concentradas em uma mesma solução: precisamos tirá-las das gavetas.
Assim, resolvemos organizar uma pequena mostra aqui na cidade fazendo com que o público que faz vídeos possa trocar experiências e aprender com as dificuldades de outros produtores, diretores e atores da região.
Dessa forma, esse pequeno projeto foi tomando forma e ganhando proporções maiores do que aquelas imaginadas, até chegarmos a idéia de se montar um projeto e concorrer no Mecenato Municipal de Cultura de Joinville 2008. Pois bem, mandamos, esperamos, e finalmente fomos premiados com esse edital. A mostra vai sair do papel e se chamará 1ª Mostra Cine Vídeo Joinville.
Por ser uma mostra aberta, será uma vitrine para as produções da cidade e também para que abra as portas para produções independentes. A mostra vai acontecer nos dias selecionados pelos organizadores do evento e não tem previsão de início.
Os diferentes gêneros serão exibidos e posteriormente debatidos por cineastas e videomakers convidados pelos organizadores. A linguagem do vídeo contrastando com outros formatos áudiovisuais farão parte dessa mostra. Serão convidados produtores e diretores de fora para debater a produção nacional.
Dessa maneira, o espectador, além de poder ver produções guardadas em gavetas pela cidade, poderá refletir e contestar as diferenças entre cinema e vídeo, dando início a uma discussão sobre esses diferentes tipos de linguagens narrativas áudio visuais.

Um comentário:

Leonel Camasão disse...

Olá, Fabrício, tudo bom? Como faço para me inscrever?
Me escreva que eu não tenho teu e-mail
leonelcamasao@gmail.com
abraços