Dois anos de Vídeo Livre Joinville

Continuo a me perguntar o motivo de fazer um vídeo, seja experimental, ficcional ou documental. Qual seria o motivo de desenvolver um blog falando somente disso? O que começou com uma simples idéia de criar um blog para divulgar e promover as produções da região, agora já está completando seu segundo ano. Nesse segundo aniversário, o blog “videolivrejoinville” agradece a participação, comentários e críticas que esse diário recebeu durante esses dois anos.
O presente poderia ser mais uma matéria sobre as novidades do audiovisual aqui da terrinha, mas a única coisa que podemos afirmar é que continuaremos trabalhando para promover as pequenas produções locais, divulgando tudo que acontece no meio áudio-visual da região. Agradecemos a participação de todos.

domingo, 30 de março de 2008

Moradores do Vila Nova iniciam gravação de curta

A terceira edição do projeto Curta Nos Bairros, da Fundação Cultural de Joinville, está com as inscrições gratuitas abertas. A região escolhida agora é o bairro Vila Nova. A escola municipal Professor João Valentim da Rocha (na rua XV de Novembro, 7030) é o centro da iniciativa. Participarão pessoas com mais de 13 anos de idade que se inscreverem na Secretaria Regional do Vila Nova (rua São Brás), ou pelo telefone 3439-0318.As gravações estão marcadas para os dias 4 e 5 de abril, enquanto que as aulas de teoria e prática do cinema aconteceram entre 25 e 29 de março. Os moradores locais se transformarão em atores, produtores, roteiristas, figurinistas ou cinegrafistas. Comandam a produção, Brian Hagemann, Henrique Tobal Neto, Rodrigo Falk Brum, Roger dos Santos e Critóvão Petry, que farão o curta-metragem de ficção, como foi feito nos bairros Morro do Amaral e Itinga, nas edições anteriores do projeto.As explanações teóricas envolvem questões como gravação, história do cinema, direção, fotografia, linguagem e produção cinematográfica. Filmes também serão exibidos, assim como materiais de making of e outros recursos didáticos. Os produtores realizarão exercícios práticos, além de ensinar os processos de roteirização, edição de vídeo e finalização.Rodrigo Bornholdt, vice-prefeito e presidente da Fundação Cultural de Joinville, afirmou que a intenção é que os participantes se integrem inteiramente ao projeto, como se trabalhassem em um set profissional. ““Estamos trabalhando para levar esta iniciativa aos quatro cantos da cidade, assim como fazemos em todos os programas da instituição, como forma de incentivar e descobrir novos talentos joinvilenses”, apontou.

Renato Cesar Ribeiro

Nenhum comentário: